logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 22/05/2025 03:15

Incêndios em série atingem áreas em Mafra, Papanduva e Monte Castelo

';

Foram quatro incêndios em vegetação e um em um pátio de depósito

Seis ocorrências envolvendo incêndio em áreas de plantio foram atendidas pelos bombeiros na tarde deste sábado, 7, em Papanduva, Mafra e Monte Castelo. O tempo seco e o vento são apontados como fatores para o alastramento dos incêndios.

A primeira ocorrência foi atendida por volta das 15h30. Um incêndio em uma lavoura de soja no bairro São Lourenço, em Mafra, atingiu uma área estimada em 6 mil metros quadrados. Os bombeiros da cidade usaram cerca de 600 litros de água para combater o fogo.

Chegando no local foi constatado que as chamas atingiam uma área estimada em 1,2 mil metros quadrados, sendo extintas com cerca de 300 litros de água. Após as chamas debeladas e o local em segurança, os bombeiros foram acionados para outro incêndio em um pátio de depósito.

Para o combate às chamas e o rescaldo, foram utilizados aproximadamente 7 mil litros de água e 50 litros líquido gerador de espuma (LGE). Bombeiros da Corporação de Rio Negro precisaram ajudar no abastecimento, porque a viatura de Mafra bateu em um barranco durante o deslocamento para evitar uma colisão com um automóvel, o que levou ao estouro do pneu dianteiro.

Segundo os bombeiros, foram utilizados 2.5 mil litros de água para combater as chamas.

De acordo com os bombeiros, a vegetação rasteira era formada por palhadas de trigo.

Segundo o proprietário, no local havia trigo que tinha sido colhido e ele havia feito o plantio direto de soja. Ele informou que a área tem 16 hectares e que o incêndio consumiu aproximadamente 6 hectares.

Após cerca de uma hora de combate e aproximadamente 8 mil litros de água e cinco batedores, com o auxílio de um trator com tanque pipa do proprietário do terreno e, nos momentos finais do incêndio, da brigada de incêndio da empresa Beira Rio, o incêndio foi controlado e extinto.

 

A área queimada foi de aproximadamente 2 hectares de um total da área de 5 hectares.

Cerca de uma hora depois bombeiros de Papanduva atenderam outro incêndio, desta vez em vegetação rasteira, na rua Vereador Evaldo Grabovski, próximo a empresa Beira Rio.

Por volta das 16h deste sábado, 7, bombeiros combateram um incêndio em uma plantação de eucaliptos na localidade do Passa Quatro, interior de Monte Castelo. Além de batedores, abafadores e bombas costais, foi utilizado um trator do proprietário da área para realizar a abertura de aceiros.

O fogo atingiu o pátio que fica na Baixada do Peri. Aproximadamente duas toneladas de mangueiras que eram utilizadas para os freios dos vagões, acondicionadas sobre um vagão aberto embaixo de uma rede de alta tensão incendiou.

Nas proximidades do local encontravam-se diversos equipamentos e peças de reposição para locomotivas e vagões, dificultando o acesso e o combate. Cerca de 45 metros dali há um depósito com líquidos inflamáveis.

Segundo relatos de testemunhas, o fogo teria sido causado por um senhor que havia realizado uma queimada nas proximidades e perdeu o controle das chamas.

Após debeladas as chamas e com o local em segurança os bombeiros se deslocaram para outra ocorrência de incêndio em mata nativa a cerca de dois quilômetros de distância.

Motociclista fica ferido ao colidir com Gol em avenida de Três Barras Anterior

Motociclista fica ferido ao colidir com Gol em avenida de Três Barras

Casos ativos de covid em SC atingem maior número desde o início da pandemia Próximo

Casos ativos de covid em SC atingem maior número desde o início da pandemia

Deixe seu comentário